Métodos Ágeis

As metodologias ágeis propõem a obtenção de resultados práticos em um período menor do que a indústria de software está acostumada, tirando o foco do processo e o colocando no produto e nas pessoas que o produzem. Essa mudança envolve uma quebra de paradigma, que nem sempre é fácil, mas que tem trazido resultados expressivos à empresas que conseguem introduzir essas mudança.

Programação Extrema (XP)

XP reúne um conjunto de práticas de desenvolvimento que a indústria de software tem, individualmente, usado como “boas práticas”. XP aplica todas constantemente. Revisão de código, testes, integração rápida, feedback do cliente, design simples, entre outras práticas, são atividades que aumentam a qualidade do produto. Então a proposta é intensificar a utilização delas ao extremo, fazendo com que sejam realizadas todo o tempo.

Scrum

Scrum atua principalmente na gerência do projeto, sem determinar como a equipe executará as tarefas de programação. Esta abordagem favorece a auto-organização da equipe e permite a integração com outras metodologias ágeis que foquem nas práticas de programação, como, por exemplo, XP.

Kanban

O Sistema Kanban, foca no mapeamento do processo e na criação de um fluxo que maximiza a produção. O quadro kanban possui muitas características que contribui com o comportamento e os resultados da equipe. O Sistema Kanban propõe métricas que permitem um entendimento profundo do sistema como um todo.

Métodos Crystal

Os métodos Crystal são focados nos talentos e nas habilidades das pessoas, por isso permitem que o processo de desenvolvimento seja moldado conforme as características específicas da equipe, mesclando a sua cultura de trabalho com a proposta de desenvolvimento ágil. Cada método Crystal é caracterizado por uma cor, de acordo com o número de envolvidos. Crystal Clear é uma metodologia leve, para equipes de 1 a 8 pessoas, podendo chegar até 12 em casos especiais; Yellow, para equipes por volta de 10 a 20 membros; Orange e a variante Orange Web são apropriados para times de 20 a 50 participantes e Red para equipes de 50 a 100 membros. Cada um dos métodos com graus de gerenciamento e de comunicação ajustados de acordo com o tamanho da equipe.